1 Goiás Model of United Nations

O resumo do evento

O primeiro GOMUN aconteceu durante os dias 25 a 28 de Outubro de 2017, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Buffáiçal, no Campus 02 da Universidade Federal de Goiás. Houveram sete sessões ao todo, além das cerimônias de abertura e encerramento e duas festas. A Cerimônia de Abertura aconteceu no auditório da Faculdade de Letras, também no Campus 02, e contou com a presença dos professores João Henrique Roriz, Angélica Szucko e Juarez Maia. Durante o evento, ambos comitês chegaram a soluções satisfatórias aos temas propostos, que serão explicados mais adiante.

As cerimônias da primeira edição

Entre palestras e indicações de delegados

A cerimônia de abertura

Com a presença dos professores doutores João Henrique Roriz, Juarez Maia e Angélica Zsucko, a primeira edição do GOMUN começou com grandes aprendizados. Além disso, contamos com algumas palavras do Secretário-Geral, Ivan Corbelino, e da Diretora de Logística, Natasha Mendes, ambos da Gestão 2017. Tudo isso aconteceu no auditório da Faculdade de Letras, logo após os mocks, a leitura de regras e um farto coffee break!

A cerimônia de encerramento

Logo depois das fotos oficiais serem tiradas, a cerimônia de encerramento aconteceu no mesmo Centro de Eventos em que os delegados discutiram durante tanto tempo. A cerimônia possuiu um tom bem mais leve que a de abertura, em que foram feitos agradecimentos para toda a equipe da Gestão 2017 e ainda eleitos os delegados e delegadas em diversas categorias informais, como delegato e delegata, delefashion, entre outras. Além disso, houve o tradicional momento em que os organizadores dos MUNs de outras cidades se apresentam e divulgam as datas e comitês de suas simulações.

Os comitês da primeira edição

Os temas e discussões do i gomun!

Vamos falar sobre Feminicídio?

No I GOMUN, o SOCHUM discutiu sobre Regulamentações e Instauração de Leis contra o Feminicídio. Incluindo dois tópicos: (A) Questões que potencializam o feminicídio e (B) Questões culturais e étnicas que influenciam os índices de violência à mulher. Nesta discussão foram inclusos temas como a mutilação genital, os índices de violência contra a mulher negra, as prevenções e formas de combate contra a violência contra a mulher, entre outros.

A Guerra da Bósnia e Herzegovina

A queda do comunismo muda o ordenamento do sistema internacional e a estruturação da política, inerte por quase um século de domínio ideológico na porção leste da Europa. Na primeira edição do GOMUN, os delegados são convidados a discutir soluções para este conflito.

Comitê de imprensa

Durante o 1º GOMUN, os membros que compuserem a Agência de Comunicação tiveram o papel de realizar e distribuir o conteúdo jornalísticos durante toda simulação, ocasionando assim, uma interatividade maior entre os delegados a partir da divulgação em tempo real de informações de extrema relevância para os debates. Através do blog de imprensa, os delegados puderam entender o que acontecia nos comitês, além de participar ativamente, com entrevistas.

As festas da primeira edição

O resumo das festas com fotos!

Beer garden no Santa Aula

Na primeira edição do GOMUN teve parceria com o Bar Santa Aula, com direito a dobradinha e pagode! Logo depois da cerimônia de encerramento, a gente se despediu com estilo, integrando todo mundo com muita bebida e comemoração!

Halloween da magnosa!

Com a proximidade do Halloween, não poderia faltar uma festa durante o GOMUN que incluísse esta data incrível. Para comemorar o dia das bruxas, o GOMUN fez parceria com o Halloween da Magnosa, uma festa organizada pelas atléticas Magnata e Venenosa, da UFG. E que rendeu histórias!