O Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benario

Saiba mais sobre a história e a missão da Olga

Secretariado CPSOB 2021-22

O Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benário, ou a Olga, para os íntimos, nasceu em 2017, organizado por alunos de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A Olga nasceu com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica da UFG a prática e disseminação da pesquisa científica e da modelândia!

Siga a olguinha!

Inclusão Social

Desde seu surgimento, a Olga busca desenvolver o GOMUN de forma a ser acessível e uma simulação aberta a novos simulandos, dispostos a aprender em um ambiente respeitoso e acadêmico. Seguindo esses princípios, as edições do GOMUN disponibilizam vagas de isenção parcial ou total das taxas e também a hospedagem solidária.

GOMUN 2018
GOMUN nas Escolas 2018

Impacto Social

Como Projeto de Extensão da UFG, o Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benário (CPSOB) desenvolve projetos com alunos de ensino médio de escolas públicas. O objetivo do projeto perpassa a democratização do conhecimento produzido na Universidade, através de apresentações nas escolas. Os membros da Olga levam informações sobre Organizações Internacionais, pesquisas científicas desenvolvidas no Centro e as temáticas atuais. No ano de 2018, a extensão realizou palestras com o tema de feminicídio nas escolas.

A partir de 2020, o impacto social do CPSOB será administrado por um braço institucional, denominado GOMUN nas Escolas. Dessa forma, o projeto poderá impactar mais estudantes, uma vez que terá mais voluntários relacionados a este trabalho.

O que é um Modelo das Nações Unidas?

Os Modelos das Nações Unidas ou MUNs, são eventos em que estudantes debatem sobre assuntos relevantes dentro da conjuntura internacional, agindo como delegados representantes dos países ou instituições designados dentro dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) ou de outros mecanismos internacionais. Por isso, são também conhecidos como “simulações”, uma vez que simulam as discussões que acontecem dentro das Organizações Internacionais. Dentro do contexto dos MUNs, também existem aqueles estudantes que representam a forma de pensar da imprensa internacional, trazendo discussões e crises para dentro dos comitês.

Mas, por que simular?

como você pode aprender e se beneficiar com a simulação

Oratória

Além de saber pensar em argumentos interessantes, é muito importante saber como expressá-los de forma a agregar mais informações às discussões. A arte da oratória ou de saber se expressar em público é essencial para o estudante de relações internacionais e tem grandes chances de ser aprimorada durante a simulação.​

Mais prática

Apesar da prática de seu conhecimento ser extremamente importante, as possibilidades de se fazer isso no curso de Relações Internacionais são baixas, principalmente em algumas cidades em que existem poucas opções de estágio. As simulações são uma forma que os estudantes têm de praticar o conhecimento teórico, em situações verossímeis a realidade e trocando experiências entre si.​

Conhecimento

Para se preparar para uma simulação, os delegados pesquisam a fundo sobre o tema que vão discurtir assim como sobre as decisões e a política externa de seu país. Ao mesmo tempo, aprendem na prática como funcionam as regras da ONU. Dessa forma, com muita pesquisa e prática, você aprenderá como as decisões tomadas dentro da ONU, como as instituições funcionam e como os países decidem suas políticas internacionais.​

Networking

Durante a simulação, os estudantes entram em contato com estudantes de diferentes partes do Brasil (e em alguns casos, do mundo). Assim, você desenvolve amizades, contatos e até mesmo oportunidades dentro de um só evento! Além disso, dentro da simulação, você aprenderá sobre técnicas e práticas de negociação, afinal lobby é essencial!

O que é Regimento Interno?

O Regimento Interno é um documento que direciona a instituição sobre seus aspectos internos. No caso do Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benário, todos os aspectos relacionados às funções de cada membro e às responsabilidades dos mesmos estão listados e explicados no Regimento Interno da Gestão, sendo passível de alterações por cada gestão, aprimorando assim o funcionamento da instituição.

Para total transparência com os estudantes do curso que fazemos parte, disponibilizamos o Regimento Interno da Gestão aqui, a fim de manter disponível  aos alunos que possuírem quaisquer dúvidas ou necessidades de consulta.