o resumo do evento

O III GOMUN foi realizado entre os dias 22 e 25 de Abril de 2021. E contou com três comitês: United Nations Security Council (UNSC), simulado em inglês; Organização dos Estados Americanos (OEA), simulado em português; e o Comitê de Imprensa Internacional.

cerimônia de abertura

Diálogo Interativo e Pronunciamentos Oficiais

a cerimônia

A cerimônia de abertura foi realizada no primeiro dia, 22 de abril, de maneira virtual pelo canal de YouTube da UFG Oficial.

Tivemos 3 Blocos de apresentações: (A) Questão Trabalhista na América; (B) Segurança Internacional no Sudeste Asiático; e (C) Liberdade de Imprensa.

Assista à cerimônia no canal da UFG, clicando aqui! O conteúdo está disponível também para pessoas não-ouvintes, com interpretação em libras.

painel de especialistas

bloco a - questão trabalhista na américa

carlos mussi

Diretor do Escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) no Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (1979), MSc em Economia - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). É Economista da CEPAL desde 1983 e ocupa o cargo de Diretor do Escritório da CEPAL no Brasil desde outubro de 2011. Seus trabalhos e estudos concentram-se nos temas de políticas macroeconômica e fiscal e de crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil e da América Latina.

ana virginia moreira gomes

Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1994), LL.M na Faculdade de Direito da University of Toronto (2009), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado na School of Industrial and Labor Relations da Cornell University (2007).

bloco b - segurança internacional no sudeste asiático

pedro brites

Professor e vice-coordenador de Graduação da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutor e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI-UFRGS) e Coordenador do Laboratório de Estudos de Defesa e Segurança (LEDS).

bloco c - liberdade de imprensa

leda balbino

Jornalista especializada em Internacional e mestre em Relações Internacionais e Comunicações Globais pela Manchester Metropolitan University, no Reino Unido. Leda trabalhou no jornal O Estado de S.Paulo, no portal Último Segundo/ iG, no jornal Folha de S.Paulo e na GloboNews.

Os comitês da terceira edição

Os temas e discussões do iii gomun!

sudeste asiático em pauta

No III GOMUN, o Conselho de Segurança discutiu em inglês sobre dois tópicos: (A) Conflicts in Southeast Asia and Covid-19 consequences; e (B) The Situation in the Philippines. Os guias de Estudos e de Regras deverão ser divulgados em breve.

a questão trabalhista

Já a Organização dos Estados Americanos (OEA) simulou em português sobre o tópico único: A crise do trabalho nas Américas: a precarização das relações laborais frente à pandemia da COVID-19. Os guias de Estudos e de Regras deverão ser divulgados em breve.

imprensa internacional

Durante a 3ª Edição do GOMUN, os membros que compuserem a Imprensa Internacional terão o papel de realizar e distribuir o conteúdo jornalístico durante toda simulação. Assim, promoverão uma interatividade maior entre os delegados e as delegadas a partir da divulgação em tempo real de informações de extrema relevância para os debates. Através do blog da imprensa, os/as delegados/as poderão entender o que acontecia nos comitês, além de participar ativamente, com entrevistas.

fotos do evento!

O cronograma do evento

quais os horários do evento?

22 de abril

quinta-feira

19h: Cerimônia de Abertura pelo Canal UFG Oficial

23 de abril

sexta-feira

9h: Adoção da Agenda
9h30: Primeira Sessão
11h: Intervalo
13h: Segunda Sessão
15h: Intervalo
15h30: Terceira Sessão
17h: Coletiva de Imprensa
17h30: Reunião de Chefes de Delegação

24 de abril

SÁBADO

9h: Quarta Sessão
11h: Intervalo
13h: Quinta Sessão
15h: Intervalo
15h30: Sexta Sessão
17h: Coletiva de Imprensa
17h30: Reunião de Chefes de Delegação

25 de abril

DOMINGO

9h: Sétima Sessão
11h: Intervalo
13h: Oitava Sessão
15h: Intervalo
15h30: Nona Sessão
17h: Coletiva de Imprensa
17h30: Cerimônia de Encerramento

Visando a inclusão dos mais diversos pontos de vista durante a simulação do I miniGOMUN, o Secretariado do Goiás Model United Nations realiza uma chamada para vulnerabilidade social. Os termos e prazos definidos para requisitar a isenção da taxa de inscrição podem ser acessados através do botão abaixo:

Organização

Quem organiza o terceiro gomun?

quarta gestão do cpsob​

O Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benario é um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Surgiu através da iniciativa de alunos do curso de Relações Internacionais na UFG e visa promover a cultura de simulação em Goiânia e região. O I miniGOMUN está sendo idealizado e organizado pela Quarta Gestão do CPSOB (2020-21), com o intuito de ampliar a integração regional, ao mesmo tempo em que permite a realização de uma simulação de menor porte em preparação para o GOMUN 2021.

Apesar da dificuldade enfrentada pela crise do novo Coronavírus, a Gestão 2020-21 procurou manter-se ativa, realizando eventos de simulação e de democratização do conhecimento.

atividades realizadas

Conheça nossa equipe!

Secretariado
Secretária Geral: Nathália Fernandes Pimentel
Subsec. Acadêmica: João Victor Amaral Cruz
Subsec. de Assuntos Administrativos e Financeiros: Luísa Moreira Lage
Subsec. de Comunicação: Sofia Carvalho Rocha
Subsec. de Cultura e Extensão: Henrique Freire Prateado
Subsec. de Logística: Júlio Vieira Carteri

Assessores
Acadêmicos: Anna Clara Pires Borges Reis, Máina Caroline Antunes Dias, Paulo Otavio Santos Soares e Raphaelly Marques Santana
Assuntos Administrativos e Financeiros: Ester Oliveira Crispim e Giovana Moreira Rodrigues
Comunicação: Ana Laura Baia de Morais, Cairo José Alves Guimarães e Julia da Silva Araújo
Cultura e Extensão: Talita Soares de Andrade
Logística: Laura Luíza Lima e Silva, Mayara Lora Goulart, Micaella Orlando Borges de Oliveira e Nathan Cardoso Farinha