Quem somos?

centro de pesquisa e simulação olga benário

Saiba mais sobre a história e a missão da Olga


O Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benário, ou a Olga, para os íntimos, nasceu em 2017, organizado por alunos de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A Olga nasceu com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica da UFG a prática e disseminação da pesquisa científica e da modelândia!

Apesar de sua criação recente, a instituição procura trazer temas fora do clichê e instigar discussões que agreguem cada vez mais para os estudantes que se propõem a participar do evento. Com o intuito desenvolver o pensamento crítico dos delegados, escolhemos com muito cuidado os temas que propomos e buscamos inovar e aprimorar a cada ano.

Desde seu surgimento, a Olga busca desenvolver o GOMUN de forma a ser acessível e uma simulação aberta a novos simulandos, dispostos a aprender em um ambiente respeitoso e acadêmico. Seguindo esses princípios, as edições do GOMUN disponibilizam vagas de isenção parcial ou total das taxas e também a hospedagem solidária.

Como Projeto de Extensão da UFG, o Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benário desenvolve projetos com alunos de ensino médio, principalmente de escolas públicas. O objetivo do projeto perpassa a democratização do conhecimento produzido na Universidade, através de apresentações nas escolas. Os membros da Olga levam informações sobre Organizações Internacionais, pesquisas científicas desenvolvidas no Centro e as temáticas atuais. No ano de 2018, a extensão realizou palestras com o tema “feminismo” nas escolas. Este ano, o projeto continua! Além disso, em 2019, a Olga está engajada em arrecadar produtos básicos (higiene e alimentação) para serem distribuídos a mulheres de baixa renda e em presídios femininos. É preciso disseminar informação e boas ações!

Segue a olguinha!

O que é um modelo das nações unidas?

Os Modelos das Nações Unidas ou MUNs, são eventos em que estudantes debatem sobre assuntos relevantes dentro da conjuntura internacional, agindo como delegados representantes dos países ou instituições designados dentro dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) ou de outros mecanismos internacionais. Por isso, são também conhecidos como “simulações”, uma vez que simulam as discussões que acontecem dentro das Organizações Internacionais. Dentro do contexto dos MUNs, também existem aqueles estudantes que representam a forma de pensar da imprensa internacional, trazendo discussões e crises para dentro dos comitês.

Mas, por que simular?

como você pode aprender e se beneficiar com a simulação

melhore sua oratória!

Além de saber pensar em argumentos interessantes, é muito importante saber como expressá-los de forma a agregar mais informações às discussões. A arte da oratória ou de saber se expressar em público é essencial para o estudante de relações internacionais e tem grandes chances de ser aprimorada durante a simulação.

é prática que você quer?

Apesar da prática de seu conhecimento ser extremamente importante, as possibilidades de se fazer isso no curso de Relações Internacionais são baixas, principalmente em algumas cidades em que existem poucas opções de estágio. As simulações são uma forma que os estudantes têm de praticar o conhecimento teórico, em situações verossímeis a realidade e trocando experiências entre si.

Conhecimento + Pesquisa

Para se preparar para uma simulação, os delegados pesquisam a fundo sobre o tema que vão discurtir assim como sobre as decisões e a política externa de seu país. Ao mesmo tempo, aprendem na prática como funcionam as regras da ONU. Dessa forma, com muita pesquisa e prática, você aprenderá como as decisões tomadas dentro da ONU, como as instituições funcionam e como os países decidem suas políticas internacionais.

Networking, baby!

Durante a simulação, os estudantes entram em contato com estudantes de diferentes partes do Brasil (e em alguns casos, do mundo). Assim, você desenvolve amizades, contatos e até mesmo oportunidades dentro de um só evento! Além disso, dentro da simulação, você aprenderá sobre técnicas e práticas de negociação, afinal lobby é essencial!

O que é regimento interno?

O Regimento Interno é um documento que direciona a instituição sobre seus aspectos internos. No caso do Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benário, todos os aspectos relacionados às funções de cada membro e às responsabilidades dos mesmos estão listados e explicados no Regimento Interno da Gestão, sendo passível de alterações por cada gestão, aprimorando assim o funcionamento da instituição.

Para total transparência com os estudantes do curso que fazemos parte, disponibilizamos o Regimento Interno da Gestão aqui, a fim de manter disponível  aos alunos que possuírem quaisquer dúvidas ou necessidades de consulta.

a história do gomun

saiba mais sobre as edições anteriores!

gomun | primeira edição

A primeira edição do GOMUN aconteceu em 2017, com três comitês: Social, Cultural and Humanitarian Committee, United Nations Security Council e a Imprensa. Para ver fotos da edição, basta acessar o Flickr ou o Facebook da Olga!

gomun | segunda edição

Já em 2018, realizamos a segunda edição do GOMUN, que contou com os mesmos três comitês da edição anterior: Social, Cultural and Humanitarian Committee, United Nations Security Council e a Imprensa. Logo mais serão divulgadas as fotos desta edição, fiquem de olho nas redes da Olguinha!