[The Capital] “É um absurdo”, diz delegada do Reino Unido

Delegação do Reino Unido se posiciona perante fechamento de embaixada

 

Por: Júlia Ribeiro

O Cazaquistão encerrou relações diplomáticas com o Reino Unido durante a última reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), ocorrida na tarde deste sábado (17). A decisão foi tomada após a não-aceitação de um documento redigido pelo delegado do Cazaquistão e a suposta “humilhação do seu país” decorrente do fato, de acordo com o diplomata.
Após o anúncio repentino da expulsão da embaixada britânica da capital do país, Astana, a delegada do Reino Unido, Clarissa Dias, se pronunciou: “É um absurdo que um parceiro comercial tão próximo tome uma medida tão drástica sem nos avisar previamente”. Parceiros há décadas, um acordo que movimentou cerca de 4 bilhões de euros foi assinado pelos países em 2014.
O CSNU condenou a ação do Cazaquistão e espera uma retificação. Posteriormente, a delegação britânica, que havia abandonado suas relações com os Estados Unidos após um discurso polêmico acerca da Tratado de Não Proliferação Nuclear e Desarmamento (TNP), restabeleceu sua conexão ao receber apoio americano acerca da questão cazaque.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.