[The Capital] Crise: #PrayforPolynesia

Tsunami atinge a Oceania deixando pelo menos 25 mil mortos e milhares desaparecidos

Por: Júlia Ribeiro

Um tsunami atingiu a ilha de Tonga na madrugada desta quarta-feira (14). O reino, localizado na Polinésia, está em estado de alerta máximo, assim como todas as outras nações do arquipélago. Até o momento, mais de 15 mil pessoas estão desaparecidas, e estima-se que pelo menos 10 mil tenham morrido com a catástrofe. O maremoto também colocou em grande risco a ilha de Kiribati, deixando 44 mil sem energia, 10 mil sem água, muitos feridos e cerca de 2 mil mortos.

O desastre decorreu de um terremoto marítimo de magnitude 9,0 na escala Richter com epicentro a 35 quilômetros ao leste de Tonga. Os países mais afetados na Micronésia e na Melanésia foram Kiribati e Ilhas Fiji, respectivamente. Na Polinésia, Tuvalu, Samoa e o arquipélago de Tuamotu também foram profundamente abalados, assim como as ilhas da Polinésia Francesa. Especialistas alertam para o risco iminente de escassez de alimentos e produtos básicos.

Muitas das informações ainda são desconhecidas dado que o episódio aconteceu recentemente. Novos números e estimativas surgem a todo momento, mas supõe-se que os sobreviventes estão se deslocando rumo ao continente, especialmente para a Austrália e o Japão. A comunidade internacional espera o posicionamento do III Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários (SoCHum) para saber quais procedimentos devem ser adotados.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.