[GMZ e El Sistema] Previsão do horóscopo para Paquistão e Índia hoje é de stress

Após discussões sobre desnuclearização, delegação indiana e paquistanesa – não signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear – se revoltam e saem do comitê.

Por: Isabella Pureza e Jordana Buzahr

Em reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, neste domingo (18), o comitê está sendo marcado por várias discordâncias e dificuldade para obter consenso. As delegações da Índia e Paquistão se retiram da reunião do comitê pedindo um sinal de países que se mostram inflexíveis.
Durante o debate sobre a desnuclearização, retirada e desativação das ogivas nucleares por parte de vários Estados, o comitê do Conselho de Segurança das Nações Unidas está sendo marcado por divergências em relação às propostas de resolução e de consenso sobre as propostas. Fato que se estende à omissão e ao posicionamento irredutível de países, como EUA e Rússia.
A delegação indiana se mostrou ofendida porque os Estados Unidos continua se contradizendo ao pedir para que Índia e Paquistão assinem o tratado mesmo tendo armamentos em países não signatários também.
Nesse sentido, Índia e Paquistão fazem jus ao sol em escorpião – signo marcado pelo rancor e vingança – neste mês de novembro, ao se retirarem do Conselho, afirmando que não vão assinar o TNP nessas circunstâncias. Declararam também que só retornariam em condições de um posicionamento mais aberto dos países com maior arsenal atômico, quanto a questão da redução nuclear. Parece que os delegados querem deixar claro que não estão para gracinhas, visto que houve também uma tentativa de censura da imprensa, ao ser proposta à mesa um fechamento do comitê para os jornalistas.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.